Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Fé e esperança para os pacientes do IPSEMG

A Capela Sagrada Família que funciona no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) conta com um trabalho social coordenado pelo padre Walcik Catarino Honorato. A  Pastoral da Saúde tem como objetivo atender às necessidades dos pacientes, familiares e também dos funcionários que buscam  conforto espiritual.  Atualmente, a pastoral é composta por 58 pessoas: religiosos e voluntários que participam de grupos ou movimentos e que se dedicam aos doentes nas paróquias, em suas residências e nos hospitais. Para o Pe. Walcik, os encontros com os pacientes são importantes porque os levam a uma intimidade maior com Deus.
As visitas acontecem por um período de três horas, todos os dias pela manhã ou à tarde nas enfermarias, urgência, quimioterapia, CTI adulto e infantil, UCO, hemodiálise, psiquiatria, ambulatório (Centro de Especialidades Médicas), odontologia e setores do hospital. São atendidas cerca de 560 pessoas por semana. De acordo com o padre é necessário ampliar o número de voluntários para que mais pacientes sejam beneficiados. “Convido a todos que venham se juntar a nós neste trabalho de doação e solidariedade com nossos irmãos enfermos”, disse o padre.
O trabalho dos voluntários e do padre aos leitos dos pacientes é levar a palavra de Deus, com intuito de renovar a  fé e a esperança daqueles que passam por um momento de instabilidade emocional. “Essa presença se insere de uma forma discreta e constante. Ela dá ao paciente a possibilidade de se abrir à circulação de mais um discurso sobre si mesmo, sobre sua dor e sofrimento”, finaliza o padre.
As confissões e escuta com o padre acontecem antes e após as celebrações, também podem ser agendadas pelo telefone, (31) 32372482 ou enviar e-mail para capela.hgip@ipsemg.mg.gov.br. Para aqueles que se interessam podem encaminhar as suas intenções de missa por e-mail. 
Cronograma das missas:
Todas as quartas-feiras, sextas-feiras e aos domingos às 10h, no 12º andar do HGIP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário